Marvel 2099

Spider-Man2099

No quase distante anos de 1992, a Marvel Comics conseguiu novamente ter uma sacada genial criando o Universo Marvel 2099.

Dizem as lendas que a criação deste futuro distante veio do próprio Stan Lee que numa parceria com John Byrne criou o mutante Ravage. Depois partiram pro conceito do surgimento de todo um universo á parte do tradicional que conhecemos.

Alguns dos principais ícones da editora receberam histórias e roteiros surpreendentes renovando e jogando séculos no futuro os heróis: Homem-Aranha, Justiceiro, Hulk, X-Men, Motoqueiro Fantasma (e até o vilão Doutor Destino também).

A grande diferença desta versão pra tradicional é que seu universo era futurista contendo uma enorme influência de cyberpunk e também mostrava uma utopia negativa. Dominado por grandes corporações a Alchemax é a que mais se destaca nas edições.

Com o passar do tempo essas histórias ficaram confinadas na Terra-928, uma Terra paralela ligeiramente diferente do Universo 616. Vamos aos heróis?

Homem-Aranha 2099

Foi criado com roteiro do inigualável Peter David e arte de Rick Leonardi sendo a primeira incursão da editora neste universo fantástico.

Miguel O’Hara, era um cientista que trabalhava num projeto de aprimoramento genético comandado pela indústria Alchemax. Eles haviam se inspirado nos poderes do Homem-Aranha original querendo duplica-lo em seres humanos.

Num teste fatídico, uma cobaia humana foi usada pra que sua força física fosse ampliada resultando na morte dele. O’Hara ficou deprimido e decidiu sair do projeto, mas o empresário Tyler Stone injetou nele a  substância Êxtase (um fortíssimo alucínogeno que torna a pessoa seu dependente de forma imediata).

Devido a isso, Miguel parecia não ter escolha a não ser trabalhar pra Alchemax. Mais num momento de lucidez resolveu utilizar seu próprio código genético na experiência pra poder se livrar da depência da droga.

Só que o pentelho do Aarron por mera vingança mexeu na programação misturando os códigos do Projeto Aranha e após uma explosão, Miguel saiu delá transformado no novo Homem-Aranha.

A parte mais interessante é que O’Hara ficou bem diferente do Peter Parker, pois tinha garras retráteis que podiam até rasgar seus inimigos, visão sensível á luz, podia injetar veneno e disparava teias orgânicas. Fora tudo isso era igualzinho ao Peter, mas seu sucesso foi até aproveitado no filme do Cabeça de Teia, em 2002.

Tendo que fugir da Alchemax, Miguel de forma muito enrolada segue pro seu apartamento e teve a ideia de utilizar uma roupa do Dia dos Mortos que usou no México. Nesse momento já estava sendo perseguido pelo Risco, ciborgue contratado pela empresa pra capturá-lo.

Esse negócio de virar herói não era o pensamento de Miguel, pois queria voltar ao normal o mais rapidamente que pudesse.

Só que as coisas vão piorando a cada momento em sua vida, porque além de fugir alucinadamente pela cidade sendo caçado pelos mais diferentes mercenários como: o Especialista, Stark-Fujikawa e Abutre. Ele precisará salvar Kasey, a namorada do Gabriel O’Hara, seu irmão. Somente após isso ele se dá conta que a nova vida está adiante dele é realmente a que deseja ter.

Lembro que eu me amarrava na Lyla, a projeção holográfica que parecia ter uma paixão pelo Miguel (e também aquele clima alucinante de perseguição me deixava empolgado).

hulk-2099

Hulk 2099

Foi criado por Gerad Jones e Dwayne Turner sendo inicialmente publicado, em 1993.

John Eisenhart era um inescrupuloso executivo de cinema da Lotusland Productions que estava pesquisando a história de um culto chamado de “Os Gladiadores de Banner” (que idolatravam o Hulk). Sua intenção era ter uma produção cinematográfica desta história, mas não conseguiu um acordo com Enéias, líder deles.

Os Gladiadores são um grupo de fanáticos que usavam espadas e doutrina religiosa contra os costumes da civilização.

Até que o garoto, Gawain de forma inocente lhe contou toda verdade sobre o grupo, pois eles estavam fazendo experiências com raios gama a fim de criar um novo Hulk. John chamou a Bons Sonhos, a polícia que chacinou friamente todos Gladiadores, Gawain cheio de ódio ia usar a arma contra a Bons Sonhos, mas John entrou na frente sendo atingido.

Devido a sua fúria transformou-se numa imensa criatura verde, o Hulk 2099.

Devido ao remorso por ter causado aquela tragédia toda, o monstro estava procura de Gawain para saber se estava vivo e salvá-lo da Bons Sonhos.

Eu não gostei do visual do Hulk que lembra demais o Venom e também não acompanhei o restante de suas histórias.

punisher-2099

Justiceiro 2099

Jake Galows foi criado com arte de Tom Morgan e roteiro de Tony Skkiner & Pat Mills, em 1993. Depois do Rick Leonardi que trabalhou no Miguel O’Hara a arte de Tom Morgan foi uma das melhores pra mim nos títulos deste universo.

Bom, Jake era um dos melhores policiais do Olho Público, uma polícia que agia somente se os cidadões tivessem com seu pagamento em dia (pra protege-los).

Como havia acontecido séculos atrás sua família sofre um atentado causado pelo psicótico, Kron Stone que de forma doentia odiava famílias felizes (Jake quase morreu também no atentado).

Mesmo matando publicamente a família de Galows, Stone saiu calmamente impune com a fiança paga. O sistema corrupto ajuda quem tiver mais dinheiro (como se isso já não acontecesse hoje em dia).

Jake quase acaba com a raça do idiota ali mesmo no tribunal, mas foi contido pelos policiais. Até que seu amigo, Matt lembrou dos arquivos secretos do Frank Castle. Então, Jake inspirado pelo diário de Castle resolve transformar-se no Justiceiro.

Depois da perda de sua família, Galows ficou tão psicologicamente alterado e fanático por justiça que pra mim ficou mais perigoso que Castle.  Tendo a sua disposição um vasto arsenal antigo também resolveu limpar as ruas dos criminosos que encontrava a sua frente.

Ele sempre está caçando os criminosos que conseguem burlar as leis corruptas da sociedade hipócrita levando-os ao seu tipo de justiça a morte.

A parte legal é que o Justiceiro 2099 usava um embaralhador de rosto que sempre mostra uma caveira (pra que não seja reconhecido).
Além disso sua armadura plástica é de alta densidade para protegê-lo dos projetéis, bastão energético, Magnum calibre 54, Pacificador Urbano Stark-Fujikawa calibre 48 e botas turbinadas.

Os policiais ficavam loucos com suas ações e Jake estava ali na frente deles vendo tudo aquilo que havia executado. Eu ficava boquiaberto, pois sua vida como Justiceiro era como se fosse uma personalidade á parte de Jake.

Outro aspecto interessante é que nesta época as pessoas frequentam a Igreja do Thor venerando realmente a volta do Deus do Trovão como algo especial.

Ghost-Rider-2099-Bachalo

Motoqueiro Fantasma 2099

É a melhor versão cyberpunk de todos os personagens da Marvel e foi criado por Len Kaminski, Mark Buckinham e Chris Bachalo, em 1993.

Zero Cochrane era um hacker que estava fugindo da corporação D/Monix, pois havia roubado informações comprometedoras da empresa. Infelizmente, Zero foi assassinado, mas sua alma vagou pelo Ciberespaço indo parar na Oficina Fantasma. Devido a sua atitude e ousadia teve como opção voltar pro mundo real para vingar-se dos que haviam provocado sua morte.

Sua mente foi carregada tipo um software, num robô de combate com alta tecnologia (que se assemelha com o antigo herói Motoqueiro Fantasma). Essa versão consegue camuflar-se como qualquer pessoa, tem capacidade de ocultamento holográfico, lança raios laser dos olhos, uma garra de metal ultra resistente na mão direita e uma motosserra energizada na mão esquerda.

O Motoqueiro surge vingando sua morte, porém depois o único sentimento que o faz prosseguir é a raiva que tem pelas grandes corporações, por causa das injustiças e sofrimento que acontecem as pessoas ao seu redor.

Mesmo dispondo de incríveis poderes o Motoqueiro Fantasma 2099 tem uma limitação, pois sua bateria precisa ser recarregada constantemente (para evitar mau funcionamento).

Lembro que os problemas Zero foram causados por seu próprio pai que participava ativamente de um mega corporação.

x-men-2099

X-Men 2099

A equipe teve argumento de Ron Lim e arte de John Francis Moore e também foi lançada, em 1993.

X-Men 2099 foi a versão mais pessimista de todas, pois o sonho de Xavier nunca se concretizou. Todo aquele que nasce com o Fator X é tratado como um pária pelo resto da sociedade. E se não me falha a memória também foi o grupo de heróis que menos fez sucesso.

Os X-Men de Charles Xavier foi o grupo mutante mais famoso e inspirador de uma enorme gama de gerações de mutantes.

Na trama há séculos atrás a raça mutante quase foi exterminada por causa do Grande Expurgo quando foram exaustivamente caçados, mas houveram poucos que conseguiram sobreviver.

Xian é o mutante conhecido como Fantasma do Deserto, um novo mentor que agrega tanto a forma de pensar de Charles quanto a de Erik. Ele luta contra mega corporação comandada pela família Syng, em Las Vegas.

Essa família sequestra, aprisiona e mata em julgamentos escusos mutantes para servirem de espetáculo pra seus clientes. Quando, Noah Synge chefão do crime organizado é encontrado morto. Seus filhos Desdêmona e Lytton que numa ofensiva retaliatória vai até ao complexo Nuevo Sol (refúgio dos mutantes para assassinar Xian e seus protegidos).

O grandão Sucata traiu a todos informando a localização do santuário, porque divergia da visão idealista de Xian. Só que Xian foi gravemente ferido e vemos a equipe dos X-Men 2099 sendo formada por: Serpentina, Xakti, Dínamo, Furacão, Asa Sangrenta, Metálico, Sensora e Krystalin.

doom-2099

Doutor Destino 2099

Essa versão de Victor Von Doom foi criada por John Francis Moore e Pat Broderick, em 1992.

Destino se materializa de repente nas ruínas do seu castelo, na Latvéria depois de ter desaparecido por 100 anos. Sua querida terra natal estava sendo comandada por Tyger Wylde, um ciborgue mercenário. Ao tentar confronta-lo, Destino é derrotado, pois sua tecnologia está defasada.

Deixado pra morrer, Doom consegue refúgio numa tribo de ciganos que lhe ajuda na construção de uma nova armadura tecnológica (que seja capaz de competir com seu inimigo).

Num novo e dramático combate, Destino finalmente consegue derrotar Wylde e reaver seu lugar como monarca da Latvéria. O Doutor Destino 2099 descobre que o mundo tornou-se corrupto e caótico demais conseguindo tornar-se presidente dos Estados Unidos.

Mesmo que para concluir seus objetivos destruiu todos os seus adversários políticos, Destino teve um ótimo mandato como presidente (reconstruindo os EUA e nacionalizando as mega corporações).

O Universo Marvel 2099 começou como uma novidade, mas depois infelizmente se perderam em alguma parte. Quando começaram a surgir Thor, Vingadores e Capitão América 2099 fazendo uma confusão demasiada com o universo tradicional.

A solução foi cancelar os títulos e numa aventura catastrófica um meteoro entrou numa rota de colisão com a Terra. Fazendo com que todos os heróis se unissem para evitar a destruição do planeta.

Infelizmente quando os heróis foram lançados aqui no Brasil a qualidade gráfica não era das melhores estragando bastante a nossa diversão, mas mesmo assim Marvel 2099 fez história no coração de vários leitores.

Espero que tenham gostado e até o próximo texto.

Anúncios

3 pensamentos sobre “Marvel 2099

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s