Lex Luthor

z

Qual é o maior vilão do Universo DC?

Eu responderia de imediato Darkseid, pois é claro que o senhor de Apokolips, um ditador cruel e repulsivo assusta pra valer. Os Raios Ômega  matam instantaneamente qualquer um e ele pode conquistar o universo, isto é, se ninguém se impor.

Ainda temos, Ultraman líder do Sindicato do Crime que é um grupo composto por versões distorcidas da Liga da Justiça oriundos, da Terra-3. Uma Terra Paralela que durante as extensas Crises da editora é destruída e depois retorna novamente pra continuidade.

No Sindicato temos Ultraman (versão do Kal), Coruja (versão do Bruce), Superwoman (versão da Diana), Anel Energético (versão do LV) e Johnny Quick (versão do Flash).

Ao longo das décadas temos vistos várias versões dessa equipe sendo mostrada (a melhor delas está em “Liga da Justiça: Crise em Duas Terras“).

Não posso esquercer do terrível Sinestro que devido a sua insistente mania de querer colocar “ordem” no universo. Criou a infame Tropa dos Lanternas Amarelos, um bando de vilões que seguem seu código doentio.

Ainda temos o Coringa um psicopata, lunático de humor doentio tornando suas ações imprevisíveis.  O Palhaço do Crime  tem a desculpa de odiar o Batman e perverter tudo que o Morcegão representa.

Eu até diria que o Coringa dos Novos 52 está diretamente ligado ao do finado ator Heath Ledger que teve uma extraordinária, genial e anárquica forma de nos apresentar ao Palhaço. Porém por mais doentio que o Sr. C seja não tenho mais fascínio por ele e sim por Luthor.

Lex  Luthor é um empresário criminoso, frio, calculista e manipulador. Além de ter um grande conhecimento de engenharia, química e liderança (tornou-se um milionário usando sua fortuna para criar a LEXCORP). Age constantemente através de terceiros e analisa criteriosamente todos os fatos para que cheguem ao seu intento e não poupa ninguém em seu caminho.

Lex afirma que têm inteligência acima do nível 12 não sei dizer em que ponto pode estar seu Q.I., mas sim pelo fato impressionante de que ludibriou DarkseidPor causa disto afirmo Lex me assusta mais do que o Coringa.

Qual é a desculpa de Luthor para ter ojeriza pelo Superman?

Pra mim era que a inveja vinha do herói ter todos aqueles dons e usá-los para o bem comum. Mais depois pensando insistentemente no assunto notei que a questão não era tão simples assim.

Lex não aceita  que sua inteligência seja posta pra escanteio apenas por causa de alguém  que possa fazer feitos incríveis. É a velha máxima do cérebro x músculo.

Lembro que o Homem de Aço da Era de Prata também tinha um nível de inteligência bem elevado mais que foi drasticamente alterado no período posterior (Pós-Crise dos anos 80).

Alego que “talvez” sem a presença de Kal psicologicamente Luthor não seria um vilão e usasse todo seu poder para algo que não seja subjugar seu arqui-inimigo. E podendo assim ajudar a humanidade a evoluir.

Do meu ponto de vista Lex não aceita que toda  sua fortuna, prestígio, poder e inteligência sejam comparadas ao nada diante de um alienígena. A inveja está no fato de querer estar no nível perfeito de Kal-El e desfrutar de todo o status que possui.

“A maior mente criminosa de nosso tempo” deseja ser adorado e adulado pelas pessoas, pois têm um ego enorme. No entanto precisa viver a sombra da popularidade do Super, coitadinho!

Lex Luthor foi criado pelos lendários Jerry Shiegel e Joe Shuster surgindo pela primeira vez na edição Action Comics # 23, em 1940. No início, Lex era simplesmente um cientista louco que desejava destruir o mundo (algo típico daquela época mais inocente).

Um fato interessante é que Luthor nem sempre foi careca e por mais incrível que possa parecer tinha cabelos ruivos. Foi na distante década de 60 e nesta época, Lex e Superboy eram amigos sendo que Luthor aspirava ser um grande cientista no futuro.

Mais infelizmente um incêndio destruiu seu laboratório e o Superboy veio acudir soprando, porém o produto avançou sobre Lex fazendo seus cabelos cairem. Então Luthor colocou a culpa no Garoto de Aço surgindo o ódio e a intenção de matá-lo (neste desenho temos uma adaptação desta origem clássica).

Dizem as lendas que também houve um erro quando um desenhista fez LL careca. Só que Shuster gostou do visual e depois com o advento do Multiverso explicaram que o Lex com cabelo pertencia a realidade da Terra-2.

Outra curiosidade vemos na clássica aventura “O Confronto entre Luthor e Superman, com arte de Curt Swan e roteiro de Edmond Hamilton, de 1963.

É quando vemos o planeta Lexor no qual adoravam LL como seu herói, pois havia ajudado os habitantes a recontruirem seu mundo (rebatizando-o em sua homenagem).

O planeta orbita um sol vermelho e o Superman perde seus poderes quando está nele. Luthor até havia se casado com Ardora, uma nativa de Luxor. Ele sempre se refugiava lá para planejar outros ataques contra o Azulão.

Infelizmente num desses seus planos Lexor foi destruído, mas Luthor não sentiu remorsos pela perda do planeta e também de sua esposa (novamente culpando o Super pelo que aconteceu).

Durante os anos 70 até meados da década seguinte as crianças do mundo inteiro curtiram o inesquecível desenho dos Superamigos, no qual tínhamos a infame Legião do Mal.

Equipe rival da Liga da Justiça composta pelos maiores inimigos retirados dos gibis com os vilões: Brainiac, Solomon Grundy, Bizarro, Cheetah, Capitão Frio entre outros.

Nos gibis Pré-Crise havia um Alexander Luthor, da Terra-3 agindo como único herói desta realidade combatendo o Sindicato do Crime da América (vilões citados lá encima).

Durante a Crise nas Infinitas Terras, Luthor estava casado com Miriam Lane, uma versão da Lois e tiveram um filho. Alexander Luthor Jr. que foi enviado pra nossa Terra que ajudou a salvar o universo.

Crise Infinita surgiu pra homenagear esta clássica saga e demonstrou que Alexander Júnior manipulou a todos pra recriar o Multiverso. A melhor parte nesta aventura foi ver a ascenção do Superboy Primordial como um dos maiores vilões da editora.

Na década de 90, Lex havia “morrido” e sua mente estava num clone cabeludo e bem mais jovem. Ele havia mentido  alegando ser, Lex Luthor Jr II filho do empresário sendo que tentava recompensar o passado maldoso de seu pai (lembrando que nesta época a Supergirl/Matriz era sua namorada).

Nos desenhos Lex teve inúmeras versões eu gosto daquela que estava nos Superamigos, pois usava seu uniforme roxo e verde dos quadrinhos. Depois gostei do que assisti no desenho da Ruby-Spears, pois estava realmente lembrando sua versão feita por John Byrne.

Na série animada do Azulão dos anos 90 não fizaram nada de significativo repetindo a dose da versão anterior.

Na excelente série animada Batman: Os Bravos e Destemidos que mostra personagens em suas versões mais clássicas. Temos um careca que homenageia a versão original criada por Siegel e Shuster, em 1943 (como também a  que foi feita por John Byrne).

E por último a melhor de todas no desenho da Liga da Justiça quando ficou namorando a sensual Tala, estava louco pra se unir a Brainiac e até matou o Gorila Grodd (sua inteligência foi o motivo pra mim escrever esta matéria).

Entre os atores o careca já foi interpretado por alguns ao longo das décadas. O primeiro foi Lyle Talbot no seriado clássico com Kirk Alyn, na década de 50.

Depois tivemos o insuperável e surreal Gene Hackman numa versão bastante engraçada, porque apesar de inteligente era muito canastrão.

No péssimo seriado As Aventuras do Superboy exibido no final do anos 80, foi a vez de Scott Wells que depois foi substituído por Sherman Howard.

Na vez de John Sea, Lex tinha cabelo e sua versão era mais compatível com aquela que também havia sido mostrada por John Byrne (um empresário, inescrupuloso que se disfarça como filantropo pra sociedade).

A melhor encarnação de Lex pra mim foi feita pelo ator Michael Rosenbaum, em Smallville, pois ficou exatamente igual ao vilão dos gibis.

Infelizmente no fraquíssimo, Superman: Returns foi quando vimos Kevin Spacey que estava apenas reeditando a versão de Hackman nos filmes antigos (pra mim era óbvio que o ator merecia algo melhor).

Agora no aguardado e comentadíssimo Batman vs Superman: A Origem da Justiça com direção de Zack Snyder que só veremos em março de 2016. Será a vez do ator Jesse Eisenberg nos mostrar sua versão do careca.

O trailer está empolgante, mas quero me extasiar somente depois que assitir ao filme.

Lex já foi casado também com a Contessa Erica Alexandra, uma quase imortal e juntos tiveram Lena Luthor. Mais atualmente tanto a filha quanto a mãe estão jogadas no limbo da editora.

E só pra fechar nos gibis durante os anos 2000 o vilão careca esteve ocupando a Casa Branca (como vimos na excelente animação Superman/Batman: Inimigos Públicos.

Assim como fiz na postagem com Thanos confira na galeria abaixo alguns vilões do Universo DC que garimpei na web

0-lex-luthor-smallville

lex-luthor-lyle-talbot luthor-1980

lex-1990

2-darkseid-dick giordano 3-zod-terence stamp 4-zod-michael-shannon 5-sindicato-do-crime-da-amerika 6-ares 7-brainiac 8-Despero 9-Bane 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 amazo anti_monitor bizarros-ed mcguiness caçadores-cósmicos capitao-nazista doutor-destino dr-silvana epoch Fatal_Five homem-brinquedo hro-talak imperiex Kalibak Kanjar_Ro King-Shark Krona Luminus mago-do-tempo magog major força Metallo_john-byrne Monster_Society_of_Evil Mordred_Le_Fey Ocean_Master onda-termica parasita pistoleiro Ray_Thompson Royal_Flush_Gang sindicato-do-crime-by-ivan-reis sombra Sr. Mxyzpltk sr-cerebro Steppenwolf superboy-prime-by-jim-lee superman ciborgue ultimen Ultra-Humanoide Vandal Savage wallpaper 1 wallpaper 2 wallpaper by josé luiz garcia-lópez wallpaper-apocalypse wallpaper-bizarro wallpaper-black-adam-by-alex-ross wallpaper-by-alex-ross wallpaper-by-alfonso mendez figueroa wallpaper-Injustice_League wallpaper-justice-alex-ross wallpaper-marcio takara wallpaper-mr.-freeze wallpaper-Secret-Society wallpaper-Solomon-Grundy

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s