Dr. Estranho – em Shamballa

strangre-clea

Bom, como nunca fiz nenhuma matéria com o herói místico e logo teremos uma adaptação dele pra telona. Vou aproveitar primeiro pra sabermos quem é ele e depois faço meu comentário sobre o gibi.

Doctor Strange foi criado pelos mestres Stan Lee e Steve Ditko surgindo na edição Strange Tales # 110, em 1963.

Dizem as lendas que antes do herói ser lançado houve um vilão homônimo nas aventuras do Homem de Ferro. Outra lenda diz que o Dr. Estranho inicialmente havia dividido uma revista com o Tocha Humana (em aventuras separadas).

Uma vez, Stan Lee contou que sua inspiração pro Dr. Estranho tinha vindo do Mandrake, o Mágico e também das séries radiofônicas dos anos 40 (sendo delas que havia retirado aquelas palavras mágicas que ele recitava).

Stephen Vincent Strange era um dos melhores neurocirurgiões de Nova York, mas infelizmente era um homem muito arrogante. Após sofrer um trágico acidente de carro suas mãos ficavam trêmulas impossibilitando-o de fazer cirurgias.

Como não queria trabalhar apenas como Clínico Geral usou toda sua fortuna para encontrar um modo de ser curado. Caindo no fundo do poço quando não conseguiu após várias tentativas e tornando-se alcóolatra.

Num dia ouviu que seu problema teria solução se fosse pro Tibete, no Himalaia, pois havia um homem sábio conhecido com Ancião. Decidido a encontrar algum propósito em sua vida, Stephen viajou pra lá e virou seu discípulo.

Algum tempo depois, Stephen ajudou o Ancião contra um discípulo renegado o Barão Mordo que queria matá-lo. Então o vilão ao descobrir que o americano queria salva-lo lançou um feitiço imedindo-o de avisar seu mestre.

Ao ficar desesperado, o médico pediu ao Ancião que lhe ensinasse as artes místicas para que pudesse ajuda-lo surgindo então o Doutor Estranho.

Os poderes do mago supremo incluem: projeção astral, telepatia, manipulação de energia, força divina, intangibilidade, teleporte, hipnose, ilusão realistas entre diversas outras coisas.

Além de seu extenso treinamento místico, o herói também é um habilidoso artista marcial.

O Dr. Estranho fez  bastante sucesso, porque usava mais sua inteligência e magia em suas histórias. Seu maior arqui-inimigo é Dormammu que também é pai de sua namorada Cléia (que virou sua discípula e depois esposa).

O Mago Supremo da Terra já participou dos Defensores, Vingadores, Novos Vingadores e Illuminati.

Em suas histórias vemos o Dr. Estranho usando alguns artefatos interessantes: Olho de Agammoto, um amuleto místico com o qual consegue ver através de disfarces, invocar algo do passado, sondar mentes, abrir portais dimensionais, gerar rajadas de energia e revelar ilusões.

O Manto de Levitação, uma capa incrível que lhe permite voar, respondendo de diversas formas aos seus pensamentos.

Temos o Livro de Vishanti, usado para procurar feitiços e encantamentos.

A Joia da Alma que permite a quem usa-la manipular ou mudar as almas dos vivos ou mortos.

E também a Esfera de Agamotto, um artefacto com o qual pode descobrir problemas ao redor do mundo e também em outras dimensões.

O Mestre das Artes Místicas mora no Greenwich Village, no centro de Manhattan, em Nova York. É no seu Santuário que vive defendo nosso mundo de qualquer ameaça mística que possa surgir.

Além de Dormammu há outros vilões que o mago enfrentou como: Mephisto, Drácula, Kaluu, Nox, Pesadelo, Lilith, Suma-Gorath, Umar, Zom, Xandu entre diversos outros.

Como curiosidade, em 1978 a Marvel havia lançado um filme televisivo do mago supremo. O herói foi interpretado pelo ator Peter Hooten e Stan Lee ajudou na produção.

Foi feita da mesma maneira que a série clássica O Incrível Hulk, mas não obteve sucesso.

Em comemoração aos 50 anos do personagem teremos uma adaptação programada pra 2016. O Doutor Estranho será interpretado por Benedict Cumberbatch e tudo indica que será um filme fiel a sua origem nos quadrinhos.

Lembro que em 2007 foi lançado uma animação pela Lionsgate. O nome foi Doutor Estranho (ou Doctor Strange: The Sorcerer Supreme) veio no mesmo estilo que haviam mostrado com o desenho do Homem de Ferro.

A aventura de Stephen também mostrava sua origem atualizando-a pra época e gostei demais da forma voltada pro público adulto em sua ambientação. E também havia um roteiro consistente com Stephen tendo que aprender lições de humildade até se tornar o famoso mago que conhecemos.

E só pra fechar essa parte na engraçadíssima série animada Esquadrão de Heróis, o Doutor Estranho também fez participação. Foi no episódio “Lá vem o Dormammu!” (Enter: Dormammu!, no original)”, nesta aventura o Esquadrão durante uma batalha contra o Dentes de Sabre eJuggernaut descobrem uma estranha enrgia maléfica.

Pedindo a ajuda do herói místico que estava sendo controlado pelo seu arqui-inimigo, Dormammu que desejava usar o poder dos fractais em seu benefício, mas a equipe consegue deter seus planos.

dr-estrange

HQ

Após vários anos da morte de seu velho mestre, Stephen retorna ao local em que aprendeu os caminhos da magia.

Logo foi atacado de surpresa, mas devido a sua astúcia e conhecimento resolve o problema serenamente. Nas montanhas do Himalaia o mago imerso em pensamentos e recordações encontra Hamir, o eremita que havia guardado um presente do seu mestre, justamente praquela ocasião.

Ao retornar pra Nova York, no aconchego de seu lar, Strange pensa sobre o conteúdo do presente. E depois de horas procurando algo de natureza mística consegue abrir a caixa.

Defrontando-se com sua imagem refletida num espelho. Frustrado e decepcionado, o mago fica confuso diante daquilo perguntado-se qual seria o significado de tal presente que levou anos para lhe ser entregue.

Após dias de procura em todos os livros de magia que possuia, o mago supremo quebra o espelho dando vasão a sua revolta. Só que inesperadamente é jogado numa outra dimensão, a Shamballa que nomeia a edição.

Então, Strange recebe uma incumbência devastadora dos Lordes do Shamballa, uma coluna enorme formada pela consciência das almas das maiores mentes da humanindade.

Infelizmente, o mago terá que que provocar o apocalipse que destruirá a todos na Terra ficando atordoado e sofrendo com a revelação do que estaria por vir.

Assim como veria o declínio de toda civilização, também lhe foi revelado o paraíso que estaria por vir depois do cataclismo (e Stephen aturdido chora).

Mesmo a contragosto, o Dr. Estranho viaja pra cumprir o que lhe foi imposto. Buscando três encantamentos antigos em lugares díspares.

Primeiro numa floresta que ficamos conhecendo o Sistema de Ley, uma série de linhas invisíveis que se conectasm com diversos pontos energéticos ao redor do mundo. Depois Bangladore e por último na Inglaterra.

Na primeira missão, o mago foi preso, porém soltou-se facilmente, na segunda foi tentado pelos prazeres do sexo caindo na devassidão e na terceira ficou perdido num extenso labirinto.

Quem tentava atrapalhar, o Dr. Estranho em sua jornada era Maya, a Rainha das Sombras (no sentido de ilusão). Durante toda a jornada do mago, ela sempre colocava-o em contradição ao que deveria fazer. E ao revelar-se com suas palavras doces consegue convencê-lo de desistir de sua ncumbência.

Porém, no último instante, o mago recita o encantamento e retorna pro Himalaia onde tudo começou. Na verdade a destruição do mundo não se dará conforme lemos nas escrituras sagradas, pois será um momento de purificação presenciada na alma de cada indivíduo do mundo.

No final, o Mago Supremo aprende uma grande lição do humilde serviçal, Hamir (sendo de quem menos esperava algo assim).

Pra mim, Dr. Estranho em Shamballa é uma das melhores histórias que já li, porcausa da delirante jornada do mago e seus pensamentos que divagam a cada página lida.

Se eu não estiver enganado a arte de Dan Green pareceter sido feita em aquarela. É justamente seu estilo fgantástico que nos dá o tom de magia, ilusão, filosofia e purificação que presenciamos durante toda a aventura.

Se gostou deixe um comentário, mas se não gostou deixe um comentário também.

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s