Batmóvel

batmobile

Nós como fãs de quadrinhos, desenhos animes e seriados sempre nos deparamos com algum carro que costuma fazer nossa imaginação viajar.

O Batmóvel (ou Batmobile, no original) é um dos carros mais queridos entre os fãs e já vi pela web algumas pessoas fazendo sua própria versão dele.

Acho que “talvez” a grande maioria não sabe é que há dezenas de versões do Batmóvel ao longo das décadas. Todo artista dos quadrinhos que passa pelas páginas do herói demonstram sua versão.

Devo acrescentar que devido ao surgimento de novas tecnologias cada versão do carro foi ganhando aparatos adicionais incríveis.

Essa ideia foi se aprimorando só pra ficar tecnologicamente mais avançada estando sempre um passo á frente de qualquer outra coisa (no mundo real).

Eu modestamente vou apenas citar algumas versões que conheci lendo e também pesquisando.

1-batmobile-cord-1936

Cord 1936

O primeiro carro do Homem-Morcego nem era chamado de Batmóvel sendo conhecido simplesmente conhecido como  “o carro” e surgiu na edição Detective Comics # 27, em 1939.

Nosso primeiro Batmóvel de verdade apareceu na edição Detective Comics # 48, em 1941.

Essa versão era apenas um conversível vermelho sem nenhuma tecnologia diferente.

z-batmobile-1940

Studebaker – 1944

Esse carro é uma das versões mais clássicas do famoso carro. Desde a primeira vez que vi esse Batmóvel praticamente saindo da página e vindo em nossa direção tornou-se um dos meus preferidos.

Baseado num Studebaker apareceu pela primeira vez na edição Batman # 20.

A ilustração foi feita pelo mestre Dick Sprang esse Batmóvel possuia um rosto de morcego enorme e ameaçador na frente, listras vermelhas nas laterais e barbatanas na parte de cima.

Podemos notar que alguns carros que vieram após o Studebaker mantinham um pouco do seu design.

E só pra constar essa versão do Batmóvel aparece num episódio de Batman: Os Bravos e Destemidos. O Homem-Morcego se alia ao Coringa para derrotar o Coruja, uma versão distorcida do herói vindo de uma Terra Paralela.

O Coruja havia jogado o nome do herói na lama, pois estava usando o uniforme original do Morcegão de 1939 pra cometer crimes. Pra piorar ainda havia modificado o controle do Batmóvel.

Então o Batman usa um carro antigo pra poder limpar seu nome e precisa até combater seus amigos pra concluir seus intentos (é um ótimo episódio).

batmobile-1943

Cadillac 1939

Esse Batmóvel surgiu no primeiro seriado cinematográfico do Morcegão exibido na década de 40.

Batman era interpretado por Lewis Wilson e Robin por Douglas Croft. O conversível não tinha nenhum apetrecho diferente sendo apenas usado como meio de transporte pra Dupla Dinâmica.

batrmobile-1949

Mercury 1949

No segundo seriado do Homem-Morcego também tivemos um outro conversível ajudando nossos heróis a combater o crime.

Desta vez Batman foi interpretado por Robert Lowery e Robin por Johnny Duncan.

A parte estranha era que tanto Bruce, quanto Batman usavam o mesmo automóvel, porém ninguém notava isso.

Como na versão anterior esse Batmóvel também não tinha nenhum apetrecho eletrônico, pois o orçamento do seriado era baixíssimo.

batmobile-1950

Chrysler Imperial 1950

Em Detective Comics # 156 surgiu uma nova versão do carro, pois o Studebaker que havia sido o anterior foi destruído num acidente (quando caiu de um penhasco).

Só por curiosidade foi a própria Dupla Dinâmica que construiu essa versão do carro.

A parte interessante foi a afirmação que esse Batmóvel estaria dez anos a frente de seu tempo. E não foi pra menos, porque nele tínhamos vários equipamentos.

Tipo foguetes na traseira pra ajudar na aceleração de velocidade (algo que se tornou a marca registrada de vários veículos posteriores), laboratório completo na parte traseira, projetor de bat sinal no teto, uma navalha afiada no rosto do morcego á frente do carro pra cortar barreiras, televisão, radar entre outras coisas.

Lembrei que na introdução do episódio The Color of Revenge, de Batman: Os Bravos e Destemidos, há uma homenagem pro seriado televisivo dos anos 60, pois mostra o telefone vermelho com a Dupla Dinâmica descendo pra caverna.

E também vemos o Morcegão dirigindo este carro citado no texto (aliás o episódio como todos desta série animada é excelente).

batmobile-marmom-1905

Marmom 1905

Sinceramente de todos os caros estranhos que já vi o Morcegão usar talvez este seja um dos mais bizarros de todos.

Surgido na edição Detective Comics # 219 quando houve uma corrida em Gotham City, a Dupla Dinâmica usou um Marmom 1905 pra participar da competição.

batmobile

Porshe 356

Na edição Batman # 164 houve outra mudança significativa no design do carro quando surgiu essa versão, em 1964.

Na verdade também é creditado que foi baseado num Chevrolet Corvette 1950.

A grande novidade é que temos um cupê esportivo, sem contar que ficou batante diferente o rosto do morcego no capô ganhando um estilo minimalista e a parte traseira dos pará-lamas forma alargados.

Essa tendência retirou muito do clima arrojado que havia nos carros anteriores significando uma nova proposta pros gibis do personagem.

tanque-1956

Bat-Tanque – 1956

Quem pensa que o Batmóvel feito tipo um tanque surgiu apenas quando Frank Miller concebeu O Cavaleiro das Trevas está redondamente enganado.

Em Detective Comics # 236 também tivemos um tanque usado pelo Cruzado Embuçado.

O cientista Wallace Waley queria de qualquer forma arranjar invenções pro submundo destruir o Batman. A fim de combatê-lo o herói arranja um novo bat-sinal e também um novo Batmóvel.

Waley queria expor a identidade secreta do Morcegão mais no final acabou retornando pra prisão.

Fico por aqui.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s