King Features Syndicate – Última Parte

king_features

Há dezenas de personagens da King Features que infelizmente tive que deixar de fora, pois não havia muito material pra mostrar.

Pra finalizar confira mais alguns que atravessam gerações de fãs ao redor do mundo.

The_beatles_cartoon

Beatles Cartoon – 1965

A série animada do mais famoso grupo de rock do mundo surgiu no auge de sua popularidade.

Lançada pela Rede ABC americana, Beatles Cartoon foi criado por Al Brodax (da King Features) e Peter Sanders desenvolveu as primeiras esquetes.

Dizem as lendas que Brian Epstein, empresário do grupo não gostou do desenho. E os músicos ficaram indeferentes, pois não quiseram dublaram seus personagens.

A solução veio com o dublador Paul Frees que fez a s vozes de John e George. Enquanto Lance Percival fez Paul e Ringo.

Outro fator agravante é que os personagens não tinham sotaque britânico algo feito pra agradar aos fãs norte-americanos.

No entanto, algum tempo depois foi relatado que a banda passou a gostar do desenho.

Em terras tupiniquins foi exibida pela extinta TV Tupi. Porém ao longo dos anos teve várias reprises.

Por causa dos milhares de fãs que os Beatles possuem atualmente esse desenho é bastante cultuado, pois ganhou action figures da McFarlane Toys.

Devido a impressão que tinham sobre desenhos animados mudaram significativamente de pensamento após verem a animação de Yellow Submarine finalizada.

Só pra constar, o produtor de Submarino Amarelo era Al Brodax (o mesmo dessa série animada).

Na série animada, os Beatles formados John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr vivem aventuras ao redor do mundo. Sendo que cada episódio tinha como intenção mostrar uma música da banda.

A parte interessante é a personalidade deles, pois John é o líder da banda que age pensando no melhor pros seus amigos, Paul é mais simples e muito modesto, George é mais sério e maduro deles e Ringo era o mais atrapalhado da banda.

O desenho dos Beatles tinha 18 minutos de duração, foram apresentadas 3 temporadas, com 39 episódios e terminando em 1967.

jungle-jim

Jim das Selvas – Jungle Jim

Foi criado pelo escritor Don Moore e pelo artista Alex Raymond, em 1934. Raymond é o criador de Flash Gordon, Nick Holmes e Agente X-9.

Dizem as lendas que inventaram o herói pra fazer concorrência com Tarzan, de Edgar Rice Burroughs.

Por causa de seu estilo detalhadamente realista Alex Raymond é considerado um dos melhores desenhistas de todos os tempos. Inspirando até hoje vários artistas ao redor do mundo.

Jim Bradley  inicialmente era um caçador que tinha sua base no sudeste da Ásia (seu apelido é Jim das Selvas). O herói é um aventureiro que geralmente combate piratas e comerciantes de escravos. Ao lado de seu amigo Kolu e da bela Lille DeVrille luta contra o vilão Cobra e ainda enfrenta diversos perigos na selva.

Além de Raymond, John Mayo e Paul Norris (criador do Aquaman) também desenharam o herói.

As editoras Dell Comics, Ace Comics, Charlton Comics e Dynamite Entertainment publicaram ao longo dos anos o personagem.

A série radiofônica do personagem foi ao ar em 1935 durando até 1938. Sendo interpretado por Matt Crowley e depois por Gerald Mohr. Suas histórias eram baseadas nos quadrinhos e tinham duração de 15 minutos.

A Universal Pictures lançou um serial que fez bastante sucesso estrelado por Grant Whiters, em 1937 (foram produzidos 12 capítulos).

Depois a Columbia Pictures produziu um seriado protagonizado pelo ator Johnny Weissmuller. Ironicamente o ator ficou mundialmente famoso ao interpretar o herói Tarzan por vários anos.

Weismuller também trabalhou na série telivisiva de Jim das Selvas que durou de 1955 até 1956 num total de 26 episódios.

Jim das Selvas participa das séries King Watch (2013) e também King Quest (2015) ambas reúnem os maiores heróis da King Features.

dennis-menace

Dennis, o Pimentinha – Dennis the Menace

Foi criado por Hank Ketcham, em 1951. Dizem as lendas que um dia Hank estava trabalhando no estúdio.

Quando sua esposa Alice Mahar foi reclamar do seu filho Denis exclamando a famosa frase: “Seu filho é uma ameaça”. Surgindo a inspiração pro personagem.

A família Mitchel é composta por: Henry Mitchel (pai), Alice Mitchel (mãe) e Dennis Mitchel, um moleque de 5 anos que apronta todas e mais algumas.

Dennis anda sempre com Ruff seu fiel cão de estimação (que se parece muito com o dono) mais também temos seus amigos Juca, Margaret, Gina Gillotti e Tommy Anderson.

Ainda tínhamos os vizinhos Sr. Wilson e  sua esposa Sra. Martha Wilson. Geralmente quando o menino aprotava suas confusões sobravam pro coitado do Sr. Wilson.

Obviamente devido ao enorme sucesso do personagem tivemos algumas adaptaçãoes ao longo dos anos.

A primeria foi uma série televisiva estrelada por Jay North que teve 149 episódios e durou de 1959 a 1963.

Depois tivemos a divertidíssima série animada que durou de 1986 até 1988. Lembro que geralmente o Sr. Wilson sempre sofria durante as aventuras do moleque.

Essa versão foi apresentada no SBT durante o extinto programa infantil Show Maravilha.

Ainda teve As Novas Aventuras de Dennis, o Pimentinha, de 1987.

Nos anos 90 foi a vez de Dennis, o Pimentinha veiculado pela Rede Globo.

O filme de 1993 que foi protagonizado por Mason Gamble e Walter Matthau é excelente. Em 1998 devido ao sucesso de bilheteria fizeram uma nova versão Dennis, o Pimentinha – Ataca Novamente (chato pra dedéu).

x9

Agente Secreto X-9

Foi criado por Dashiell Hammett (autor do O Falcão Maltês) e pelo desenhista Alex Raymond. O herói é um misto de agente secreto e detetive particular. Surgindo pela primeira vez numa tira de jornal, em 1934.

Incialmente, X-9 era um agente sem nome trabalhando pra uma agência que também não tinha nome específico. Até que na década de 40 o herói recebeu o nome de Phil Corrigan e suas tiras forma nomeadas de Secret Agent Corrigan.

Devido a popularidade do FBI nesse período, estava trabalhando nesta agência.

Apesar de não ter muita tradição em revistas em quadrinhos tendo somente uma publicação na qual participa de uma história no gibi do Flash Gordon.

“The Key to Power”, um arco que acontece nas edições 4 a 8 do Flash em 1967. A parte interessante é que o agente secreto tem uma enorme popularidade na Escandinávia.

A revista X9 é publicada desde 1969 na Suécia junto com outras publicações européias.

Além da Suécia as edições de X9 foram publicadas por muito tempo na Noruega, Dinamarca, Escandinávia e Finlândia.

Como curiosidade a primeira edição tinha aventura do Fantasma e também do Jim das Selvas.  E desde os anos 70, Modesty Blaise vem sendo publicada nas edição do personagem.

Além da Suécia as edições de X9 foram publicadas por muito tempo na Noruega, Dinamarca e Finlândia.

Em, 2009 houve um  programa de rádio do Agente Secreto X-9 que foi transmitido pela BBC Radio 7. Foram ao ar apenas 4 episódios estrelando Stuart Millingan como o herói e Connie Both como Grace Powers.

Nos quadrinhos o personagem teve somente duas mulheres em sua vida Linda e Wilda (Corrigan se casou com Wilda).

Nos anos 80, os editores da revista Agent X9 pediram pra King Features mais histórias. Só que não havia mais publicações do herói, então a KF arranjou aventuras exclusivas pra revista.

O detalhe é que essas história nunca foram publicadas em nenhum outro lugar. Mais foram feitas no formato de tira diária mesmo sendo uma publicação de quadrinhos.

O Agente X-9 estrelou dois seriados que foram produzidos pela Universal Pictures. O primeiro foi estrelado por Scott Kolk, em 1937.

Nesta aventura X-9 precisa recuperar as as jóias da coroa de Belgravia e prender o ladrão Blackstone. Em sua compnahia está Shara Graustark (Jean Rogers), o herói desconfiança das verdadeiras intenções dela.

E no segundo, Lloyd Bridges interpretava o herói em 1945. Enquanto a primeira adaptação seguia a origem fiel  dos quadrinhos. Na segunda tivemos o nome de Phil Corrigan dado ao agente.

Desta vez X-9 usando como tema a Segunda Guerra agentes americanos, chineses e australianos se unem contra nazistas e chineses. A fim de impedirem que uma fórmula  que criará um combustível de aviação sintética caia em mão erradas.

Aqui no Brasil o Agente Secreto X-9 já foi publicado pela Editora Ebal, RGE e Devir Livraria.

A King Features Syndicate detém diversos personagens entre os quais estão: Jim Gordon, Pafúncio e Marocas, Family Circus, A Tribo do Touro Sentado, Rex Morgan, Sobrinhos do Capitão, Kid Farofa, Meio Quilo, Rei da Polícia Montada, Pinduca entre diversos outros.

Espero que tenham gostado.

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s