Scooby-Doo

z-1969

É um dos desenhos mais antigos e populares da Hanna-Barbera que ainda passa na telinha.

Scooby-Doo foi criado por Iwao Takamoto em 1969. Dizem as lendas que Joe Ruby e Ken Spears eram escritores dos personagens. Só pra constar a dupla é famosa por ter criado a produtora de desenhos Ruby-Spears Productions.

Em todas as versões conta as aventuras da turma de amigos adolescentes que na companhia do cão medroso desvenda mistérios envolvendo monstros, fantasmas, aparições entre outras coisas. Geralmente são pessoas fantasiadas que se aproveitam de disfarces pra cometer algum crime.

E as crianças intrometidas sempre atrapalham tudo resolvendo o caso. Ouvimos o bordão: “Eu teria conseguido se não fossem por aqueles garotos enxeridos e esse cachorro idiota”.

A trupe viaja pelos Estados Unidos a bordo da Máquina Mistério (The Mystery Machine) encontrando situações estranhas pelo caminho.

Podemos notar que sua maior característica é que de tempos em tempos surge repaginado.

desenho original

Scooby-Doo, Cadê Você? – Scooby-Doo, Where Are You! – 1969

Foi a primeira versão animada do Dogue Alemão.

Dizem as lendas que a dupla William Hanna e Joseph Barbera iriam batizar o desenho de House of Mystery.

Isso quase aconteceu, porque Scooby foi inspirado tanto no seriado antigo The Many Loves of Dobie Gillis quanto em I Love Mistery, um seriado da época do rádio (nos anos 40).

Outras histórias dizem que o desenho iria ser batizado de “Who’s S-s-s-s-cared?” (algo do tipo Quem está com m-m-m-medo?).

Mais depois de várias reuniões houveram diversas mudanças e ficou como conhecemos.

Um fato importante é que a música Strangers in the Night, do Frank Sinatra serviu de inspiração pro nome do cachorro. Na parte em que canta “dooby dooby doo”.

Durante os episódios somo apresentados aos adolescentes: Salsicha Rogers que na verdade se chama Norville, mas prefere ser conhecido pelo nome citado no início do parágrafo. É o mais engraçado do grupo, pois só vive com fome, é preguiçoso, adora comer e foge assim que há algum problema.

Mesmo sendo atrapalhado Salsicha consegue prender os vilões. Seu bordão mais famoso é: “Scooby-Doo, cadê você!?” e outra frase que diz bastante é: “Que tal um lanchinho, Scooby?”.

Scooby-Doo astro principal do desenho (seu nome verdadeiro é Scoobert-Doo). Totalmente medroso tem as mesmas atitudes do seu dono. Durante os casos só age se receber um biscoito Scooby e tendo sorte acaba pegando os ladrões ou salvando a turma de alguma enrascada.

Seu inconfudível bordão fechando o episódio é repetido em todas versões posteriores: “Scooby-Dooby-Doo-oo-oo !!!”.

Fred Jones, líder do grupo que adora criar armadilhas incríveis. Suas frases são: “Temos mais um mistério em nossas mãos”, “Vamos nos separar e procurar pistas” entre outras.

Fred é apaixonado pela Daphne, mas algumas vezes não revela esse sentimento.

Daphne Blake é filha de milionários e pro seu azar acontece de invariavelmente cair nas garras dos vilões (sempre teve destaque como a mais bonita do grupo).

Como curiosidade Daphne foi inspirada na atriz Indira Stefanianna Christopherson, dubladora do estúdios DePatie-Freleng. Ela geralmente demonstra seus sentimentos por Fred.

Velma Dinlkey é a mais inteligente de todos. Melhor amiga de Daphne, desvenda os mistérios através das pistas encontradas. Como não tem muita sorte ouvimos no meio da confusão a frase: “Meus óculos… não consigo ver sem meus óculos”, mas também há outros bordões como: “Gente!” e “Hum… Acho que finalmente estou começando a entender esse mistério”.

Ao longo dos anos sua atitude nerd foi melhorando e ganhando milhares de fãs ao redor do mundo (é a minha personagem preferida do desenho).

Um aspecto interessante que notei é que as roupas dos personagens mantém as mesmas características ao longo das décadas.

Como azul e branco pro Fred, Vermelho e laranja pra Velma, Roxo e rosa pra Daphne e Verde e marrom pro Salsicha. Podem até trocar seu vestuário mais essas cores sempre permanecem.

O que chamava minha atenção no desenho original são os lugares em que Salsicha e cia. precisam desvendar os mistérios. Seja em parques abandonados, ilhas estranhas, casas mal-assombradas, pântanos escuros, passagens secretas entre outros lugares bizarros acompanhavamos a solução dos casos.

Geralmente com um personagem que já havia surgido antes sendo desmascarado no final (fato que que virou marca registrada do desenho).

Só pra constar o óbvio sucesso do Scooby impulsionou a Hanna-Barbera a criar outros desenhos seguindo a mesma fórmula. Grupo de adolescentes resolvendo casos assombrosos que foram: As Panterinhas, Speed Buggy, Tutubarão, Goober e os Caça-Fantasmas, Clue Club, Shmoo, Butch Cassidy e Fantasminha Legal (entre outros que comentarei mais pra frente).

Continuando, a dublagem brasileira é nostálgica por causa da participação de Orlando Drummond que emprestou sua voz pro Scooby (e também pra vários outros personagens). Não poderia esquecer de Mário Monjardim que fez Salsicha com aquele sotaque caipira engraçadíssimo.

A primeira série animada do cão medroso durou até 1971 resultando num total de 25 episódios lançados em duas temporadas.

1972

Os Novos Filmes do Scooby-DooThe New Scooby-Doo Movies – 1972

É a segunda versão do personagem envolvendo diversos casos pra serem solucionados (além de cada episódio ter uma hora de duração).

A grande diferença é que havia participação de várias celebridades que faziam sucesso naquele período: Os Globetrotters, Sonny & Cher, O Gordo e o Magro, Dick Van Dyke, Os Três Patetas, Don Adams, Cass Elliot, Jerry Reed, Jonathan Winters, Don Knotts entre outros.

Apesar de algumas celebridades já terem morrido naquela época arranjavam imitadores para dublarem suas vozes. Enquanto que outros homenageados faziam suas próprias dublagens de seus personagens.

Também havia participação de personagens de outros desenhos como: Jeannie é um Gênio e Babu, Josie e as Gatinhas, A Família Addams, Os Três Patetas e Speed Buggy.

Até 1974 foram produzidas 2 temporadas resultando num total de 24 episódios.

Fim da primeira parte.

Fonte de Pesquisa: Wikipedia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s