Scooby-Doo – Terceira Parte

jabberjaw_by_jayfosgitt

As Cópias de Scooby-Doo

O enorme sucesso do cão medroso gerou algumas cópias pra Hanna-Barbera.

Já comentei no post anterior sobre Falcão Azul e Bionicão e também Capitão Caverna e as Panterinhas que surgiram pra aproveitar a onda do cão medroso.

Nesses comentários apresento outros desenhos que tiveram a mesma proposta ou seja sua intenção era realmente mostrar um grupo de adolescentes envolvidos em resolver mistérios junto com seu animal de estimação.

Pra ser sincero a grande maioria dessas versões não chega nem perto do desenho original, porém ficam apenas como conhecimento.

Se já assistiu vale a pena relembrar, mas se você não conhece eis aqui a chance de saber.

fantasminha

Fantasminha Legal – The Funky Phantom – 1971

Nesse desenho durante uma tempestade: Hugo, Alice Silvio estavam na companhia de Elmo, seu cão de estimação.

Procurando um lugar pra se abrigarem acabam entrando numa casa bastante velha. Ao encontrarem um relógio antigo acertam seu horário pra meia-noite libertando os fantasmas Jonathan Wellington “Mudsy” Muddlemore e Boo, seu gato.

Eles relatam que ao fugir dos ingleses durante a guerra da revolução ficaram presos no relógio (até morrerem).

Então depois que forma libertados Fantasminha e seu gato ajudam seus amigos ajudando na solução de mistérios.

Lembro que eu achava estranho, pois o Fantasminha era muito medroso e o que eu mais gostava eram das trapalhadas entre Elmo e Boo (que brigavam muito).

O Fantasminha Legal teve 17 episódios exibidos num única temporada e terminando no ano seguinte.

speed-buggy

Speed Buggy – 1973

O desenho surgiu inspirado no Herbie da franquia cinematográfica de Se Meu Fusca Falasse.

Não sei por qual motivo mais o personagem também já foi chamado por aqui de Chispinha.

Outra coisa interessante que percebi é que o seriado Se Meu Buggy Falasse se assemelha demais com esse desenho.

Desenhado e construído com peças encontradas num desmanche pelo mecânico Tito (outra xerox do Salsicha), Speed Buggy tem a incrível capacidade de falar por causa do controle remoto pelo qual é operado.

Speed foi projetado pra ser um carro de corridas e além de inteligente tinha algumas ferramentas e armas escondidas pra serem utilizadas conforme fosse o caso.

Em sua compahia estavam seu criador Tito e ainda Debora e Mauro viajando pelo país em busca de aventuras. Só que sempre encontravam algum mistério pra solucionar envolvendo-se em várias encrencas e o Buggy arranja alguma maneira de ajudá-los.

A turma do Speedy e do Scooby se encontraram num episódio antigo do cão medroso só não me lembro qual foi.

Speedy Buggy teve somente 16 episódios produzidos terminando no mesmo ano no qual surgiu.

Só pra constar, na série animada Scooby-Doo Mistério S.A., Speed Buggy aparece num episódio aonde o cão medroso fica doente. Então sonha com uma competição pra resolver mistérios encontrando além do Speed outros personagens destes desenhos que comento abaixo.

goober

Goober e os Caçadores de Fantasmas – Goober and the Ghost Chasers – 1973

Neste desenho Os Caçadores de Fantasmas são um grupo de repórteres que investigam velhas mansões, museus antigos, florestas sombrias entre outros lugares sinistros.

Sempre procurando esse tipo de situação para publicarem em sua revista Mistérios Inexplicáveis.

O grupo era formado pelos jornalistas Tina e Ted e também pelo fotógrafo Gillie que tinha Goober como seu animal de estimação.

Tanto Goober e Scooby são cães medrosos que podem falar, porém goober quando estava nervoso podia ficar invisível nesse momento ajudava seus amigos.

A única diferença entre Scooby e Goober é que os fantasmas eram reais (enquanto no resto era tudo parecido).

Só pra constar as crianças da Família Dó-Ré-Mi (The Patridge Family) co-estrelam alguns episódios (depois tiveram a sua série animada pra brilhar).

Continuando, lembro que Gillie era chato pra caramba e o único momento que eu realmente gostava era quando Goober ficava invisível, pois tirava onda com os fantasmas.

Foam feitos somente 16 episódios, produzidos numa única temporada e terminado no mesmo ano no qual foi produzido.

butchcassidy

Butch Cassidy – Butch Cassidy and the Sundance Kids – 1973

O desenho surgiu inspirado como uma sátira ao filme Butch Cassidy and the Sundance Kids que conta a vida de dois bandidos no Velho Oeste (que foram interpretados por Paul Newman e Robert Redford, em 1969).

Na trama acompanhamos a banda de rock formada por Cassidy que toca guitarra, Merille no tamborim, Stephanie no contrabaixo, Wally na bateria e também temos Elvis, o cão de estimação deles.

O que ninguém sabaia era que o grupo agia como agentes secretos desvendando crimes pro governo.

A banda era auxiliada pelo Senhor Sócrates, um supercomputador que de maneira estranha tinha alergia ás pulgas do Elvis (espirrando quando o cão entrava em sua sala).

Butch (codinome Sundance 1) tinha um anel que srvia como comunicador pra entrar em contato com o Senhor Sócratesassim que houvesse necessidade.

E só pra constar, Micky Dolenz, vocalista e ex-baterista do grupo The Monkees, era o dublador original de Wally (baterista do desenho).

Cada episódio tinha aproximadamente 30 min. cada, foram exibidos 13 episódios, distribuídos num única temporada e terminando no mesmo ano no qual surgiu.

Crédito: Hanna-Barbera/Reprodução. Desenho animado Tutubarão.

Tutubarão – Jabberjaw – 1976

Nesta série animada estamos no futuro e vemos que o personagem principal é um simpático, desajeitado e enorme tubarão branco com aventuras em algumas cidades submarinas.

Dizem as lendas que o desenho foi criado por causa do enorme sucesso do filme Tubarão (Jaws), de Steven Spielberg.

Tutubarão acompanhava a banda Os Netunos formada pelo líder Bife (guitarra), a esnobe Leila (percusão), a bobinha da Bolha (teclado) e Linguiça (contrabaixo) é o melhor amigo do Tutu (podemos notar que Linguiça era igualzinho ao Salsicha).

Quando Os Netunos viajavam em turnê infelizmente sempre encontravam problemas tendo que enfrentar vilões e crimonosos. Havia muita confusão, pois Tutu se mostrava bastante corajoso (era apaixonado pela Leila que o detestava).

Lembro que seu bordão mais repetido era: “xi não tem mais respeito!”,no entanto ainda tinha: “Nhac, nhac, nhac” e  “Uh…uh…uh…”.

Tutubarão foi a cópia do Scooby mais divertida de todas que já vi, mas teve apenas uma única temporada num total de 16 episódios.

clueclub

Clue Club – 1976

Como curiosidade esse desenho ficou no lufgar do Scooby, pois havia migrado pra outra emissora. Clue Club fez parte do show Os Locomotivos (Skatebirds), porém quando foi cancelado fez parceria com Os Robôbos.

Acompanhamos as aventuras do grupo Dorinha, Dedé, Larry e Didi que resolviam mistérios tendo ajuda dos sabujos rastreadores Sherlocão e Bob (ambos são muito atrapalhados).

O Delegado Barros pedia ajuda do pessoal pra resolver algum caso misterioso (sempre envolvendo algo bastante bizarro).

Geralmente, Dorinha, a mais nova deles ficava em casa acessando informações em seu computador. A parte legal é que através do equipamento no carro podia enviar sinais pro relógio de pulso do pessoal. Dorinha também se unia a equipe usando alguma desculpa pra conseguir seu intento.

Eu sinceramente havia me esquecido desse desenho, no entanto graças a pesquisa reativei minhas recordações.

Lembro que o Sherlocão roubava a cena se achando muito inteligente mais era totalmente ao contrário. Só que Bob, seu fiel escudeiro que agia como amigo do herói era quem realmente ajudava na resolução dos problemas.

Clue Club tinha 30 min. de duração, teve apenas 16 episódios e terminou no mesmo ano no qual foi produzido.

shmoo_foca

Shmoo, A Foca Fofa – The New Shmoo – 1979

Shmoo é um personagem antigo criado por Al Capp pras tiras de jornal de Ferdinando Buscapé, em 1948.

Shmoo é um animal exótico, tem uma personalidade afável, se comporta de maneira ingênua, sendo muito solidário (sua raça quase foi exterminada pelos americanos).

Após a morte de seu criador a Hanna-Barbera aproveitou o personagem pra colocá-lo junto com o desenho Fred e Barney Meet the Shmoo.  Nessa versão Shmoo aparecia ao lado deFred e Barney que agiam como policiais.

Depois integrou o grupo formado por: a inteligente Anita, o nerd Beto e o gradalhão dorminhoco do Joca que agiam procurando casos estranhos pra colocarem na edição Revista de Mistérios em Quadrinhos.

Nessa versão Shmoo podia se transformar em qualquer coisa que desejasse tipo: telefone, taco de beisebol entre outras coisas pra ajudar seus amigos.

Como curiosidade o grupo andava numa Romi-Isetta, um automóvel que ficou famoso aqui lá na década de 50.

Só pra constar Shmoo serviu de inspiração pra dupla Gloop e Gleep do desenho Os Herculóides (ambos também podiam se transformar em tudo que pensassem).

Shmoo, a Foca Fofa teve apenas uma única tempora, rendendo 16 episódios e terminado no mesmo ano no qual foi produzida.

Outro desenho que tinha uma fórmula muito parecida era Arquivo Cão fidencial.

Nele tínhamos as aventuras do Kojeka, um cão sabujo que adorava dormir. Junto com Rosinha e Zé Quati, seu irmão mais velho. Desvendavam segredos pra ajudar o Xerife Pé de Mula e Janjão seu atrapalhadíssimo ajudante.

Kojea tinha a incrível habilidade de usar suas orelhas girando como se fossem um radar e seu focinho respondia igual a um contador geiger.

Como curiosidade, o nome Kojeka foi uma sátira do famoso seriado policial Kojak (Terry Savalas) que estava fazendo bastante sucesso na época.

O nome original do desenho Buford Files homenageia The Rockford Files, um seriado sobre detetives que recebeu o nome de Arquivo Confidencial aqui no Brasil.

Só pra fechar, há algum tempo atrás já comentei sobre Bicudo, o Lobisomem que também se trata de outro desenho baseado na turma do Scooby.

Fim da terceira parte.

Fonte de Pesquisa: InfanTV e Wikipedia.

 

Deixe um comentário