Jay Ward Productions

jay_ward

Aqui no blog já comentei sobre diversas empresas antigas que trouxeram personagens inesquecíveis pra telinha.

E só relembrando foram: Fleischer Studios, King Features, DePatie Freleng , Filmation e agora Jay Ward Productions. Sei que falta apenas a Hanna-Barbera e a Disney, mas vou pensar no assunto já que tem muita coisa pra abordar.

Bom, a Jay Ward Productions foi um famoso estúdio de animação criado por Jay Ward, baseado no condado de Los Angeles, Califórnia em 1947.

Quando Alexander Anderson tornou-se seu sócio criaram o primeiro programa de desenho animado exclusivamente pra televisão “The Comic Strips of Television” , em 1949.

O desenho Crusader Rabitt foi veiculado, mas tinham intenção de mostrar também   Janota Age Certo (Dudley Do-Right) e Hamhock Jones (que foram pra telinha algum tempo depois).

Devido a saída de Anderson da produtora quem assumiu em seu lugar foi Bill Scott.

Scott havia trabalhado na United Productions of America (UPA) produtora de Mr. Magoo e Gerald McBoing-Boing.

O sucesso veio com o desenho As Aventuras de Alceu e Dentinho e também com História Improvável.

A biblioteca e os direitos da Jay Ward Productions são administrados por seus descendentes através da empresa Bullwinkle Studios (antiga Classic Media) que já lançou alguns desenhos antigos em DVD (e também pela DreamWorks Animation).

Venha comigo retirar a poeira dessas pérolas que merecem ser lembradas

george-jungle

George, O Rei da Floresta – George of the Jungle

Quando vi na telinha a versão de 2007 sabia que já havia visto algo antes, mas não me lembrava em qual época (só deve ter sido na década de 80 mesmo).

George, O Rei da Floresta foi lançado na telinha americana pela Rede ABC, em 1967.

George é uma escrachada paródia ao Tarzan com situações muito malucas. Na trama, George ainda era um bebê e foi o único sobrevivente de um acidente aéreo. Foi criado pelo Garila, um gorila falante, cultíssimo e muito inteligente.

George cresceu na floresta tranformando-se num herói bastante atrapalhado, age de forma abobalhada e geralmente vemos ele se esborrachando direto nas árvores.

Ao seu lado temos Úrsula, sua fiel companheira a parte engraçada é que George a trata como homem. Se referindo a ela como: “aquele que nunca faz barba”.

Na grande maioria das vezes é Úrsula quem avisa ao herói pra tomar cuidado com as árvores, mas isso nunca adianta.

Ainda temos animais Panti, um elefante que se comporta como cachorro, Tuc-Tuc, um pássaro que diz apenas o próprio nome mais os outros personagens o entendem e o Comissário Distrital (que chama o herói quando há problemas na selva).

O narrador desempenha um importante papel na história, pois age como conselheiro e vigia tudo que acontece na floresta (sua voz sempre tem um tom de ironia).

A dublagem dessa versão contou com Orlando Drummond (Garila) Milton Rangel (narrador) e Nair Amorim (Úrsula).

George, o Reida Floresta teve apenas 17 episódios com duração de 6 minutos cada terminando no mesmo ano no qual foi criado.

Devido ao seu sucesso, a Gold Key Comics lançou uma revista em quadrinhos baseada no personagem em 1968 (foram publicadas somente 2 edições).

Em 1997 tivemos o filme da Disney, George, o Rei da Floresta sendo que Brendan Fraser interpretou o personagem. O filme começa com uma animação e na história Úrsula Stanhope (Leslie Mann) viaja numa expedição pra África e lá encontra seu noivo, Lyle Van De Groot (Thomas Haden Church).

Os nativos contam a história do Macaco Branco e os caçadores com Lyle o procuram pra conseguir dinheiro. Só que a expedição tem um problema quando Úrsula é atacada por um leão, mas Geoge a salva (e acaba se apaixonado pela moça).

Depois, George vai pra cidade de São Francisco com Úrsula e devido a sua total ingenuidade e falta de tato arranja inimizade com Beatrice Stanhope, a esnobe mãe de Ursula.

Goerge, o Rei da Floresta é uma versão divertida, cheia de ação e que consegue evocar bastante daquilo que há no desenho.

Em 2003, graças ao sucesso da versão anterior, tivemos George, o Rei da Floresta 2 que infelizmente não teve a participação de Fraser. No seu lugar temos Christopher Showerman que atuou muito bem como herói atrapalhado.

Neste filme a mãe de Úrsula (Julie Benz) faz uma tramóia pra levar a filha de volta pra cidade (Beatrice é a vilã da vez).

Van De Groot hipnotiza Úrsula fazendo-a esquecer que era casada com George. E pra piorar o Leão Mau quer se tornar Rei da Floresta.

A parte engraçada fica com o narrador que participa bastante do filme e também com o pássaro Tuc-Tuc. Como eu comentei antes Brendan Fraser não participa desta continuação, mas tem referências sobre ele ter feito o primeiro filme.

Gostei de Showerman que consegue mostrar um George burro, inocente e tão carismático quanto Fraser.

Só pra constar, o ator mirim Angus T. Jones interpreta George Jr. filho do herói. Algum tempo depois ficou famoso ao trabalhar no seriado Dois Homens e Meio através do personagem Jake Harper.

Como curiosidade, Úrsula novamente diz a frase clássica do desenho, temos uma excelente versão animada iniciando o filme e no final há algumas cenas que deram errado.

Mesmo não sendo um dos meus filmes preferidos, George, o Rei da Floresta 2 é bastante engraçado. Servindo como ótimo entretenimento pra assistir com a família.

Por último em 2008 foi a vez da série animada que trouxe os personagens de uma forma mais moderna e caricata. Só que eu não gostei dessa versão que ficou muito estranha pra mim.

Na versão original de George havia outros dois desenhos que foram apresentados em segmento (e que comento logo abaixo).

Super-Chicken

Super Galo – Super Chiken

Super Galo, estreou em 9 de setembro de 1967 na telinha da Rede ABC.

No desenho, o Sr. Dondoco Careta III (Henry Cabot Henhouse III), era um milionário que morava num cobertura. Sempre quando havia necessidade para transformar-se em herói ele tomava o super-suco.

O leão Fred é seu fiel companheiro de aventuras que tinha o azar de se machucar quando preparava o super-suco (também invariavelmente se dava mal nos episódios).

Abordo do Supercóptero a dupla combatia o crime nos mais variados lugares. O único problema é que o super-suco tinha pouca duração e pra piorar o Super-Galo tinha um grito de guerra horrível de se escutar.

Como curiosidade os dubladores Mário Monjardim (Super Galo) e Orlando Drumond (Fred) também emprestaram voz pro desenho Scooby-Doo. Respectivamente fizeram Salsicha e o cão medroso.

Super-Galo teve 17 episódios com apenas 6 minutos de duração.

tom-slick

Tom Sem Freio – Tom Slick

Tom Sem Freio era um amante do esporte que competia em várias modalidades ao redor do mundo.

Um aspecto importante é que seu carro Thunderbolt Grease-Slapper pode se converter em qualquer tipo de veículo que precise. Já se transformou em trem, balão, submarino, skate, balão entre outros.

Ao seu lado estavam Maria (Marigold), sua namorada que demonstra ser apaixonada pelo herói e a Coroa que também o acompanhava em suas aventuras.

Como antogonista havia o Barão Otomático (Baron Otto Matic), um vilão desprezível que tentava sacanear das mais diversas maneiras. Seu fiel lacaio era o Cafaja e a dupla como fato normal da época se dava mal em suas tramóias.

A parte engraçada era das pessoas na arquibancada que apareciam dormindo, mas de repente gritavam: “hey!” (sem ânimo algum).

Tom Sem Freio teve somente 17 episódios do mesmo jeito que seus predecessores.

roger-ramjet

Roger Ramjet

Só pra constar, Roger Ramjet não faz parte da Jay Ward Productions, mas seu estilo lembra muito os desenhos citados acima.

Essa série animada foi produzida pela Pantomime Pictures Corporation em parceria com a Hero Entertainment Inc. (indo pra telinha em 1965).

Roger Ramjet é um herói patriótico, pois usa um uniforme na cores da bandeira amenricana.

Suas missões governamentais eram organizadas pelo General  G.I. Brassbottom (que era do Pentágono). Sempre disposto a lutar pelo bem maior e no momento que mais necessita utiliza sua uma arma secreta.

Uma pílula que lhe concedia o incrível poder de 20 bombas atômicas, no entanto seu efeito durava apenas alguns segundos.

Se não conseguisse concluir seu intento Rogere pedia ajuda do esquadrão de águias americanas, uma equipe de crianças prontas pra ação.

O grupo era formado por: Yank, uma versão miniatura do herói, Doodle que adora comer, Dan, o mais inteligente deles e Dee, a única menina do grupo.

Como curiosidade todos os meninos pilotavam avião, mas infelizmente Dee era exceção (suponho que “talvez” fosse preconceito lembre-se que era os anos 60).

Continuando, Lotta Love era o grande amor do herói o problema era que a moça era disputada também por Lance Crossfire, um piloto de testes e seu inimigo número 1.

Ainda tínhamos Ma Ramjet, sua mãe que vivia lhe arranjando problemas.

Roger Ramjet era um desenho bem simples e engraçado, pois seu estilo de ação é marca registrada daquela época que foi produzido.

Mesmo sendo antigo o desenho bateu a marca espantosa de 156 episódios distribuídos em 5 temporadas.

Pra fechar, todos os desenhos citados acima foram exibidos durante a década de 80 pela TV Record.

Até o próximo texto.

 

 

 

Anúncios

2 pensamentos sobre “Jay Ward Productions

  1. Anderson, ora ou outra tenho alguns desafios para manter o blog vivo, por isso vou alternando e complementando postagens de outras redes sociais, mais dinâmicas. Seja por Facebook, Twitter ou o Pinterest. Mas o que eu me adequei mais foi o Instagram. Você ou o seu blog está presente em algumas destas redes sociais?

    Curtido por 1 pessoa

    • Por enquanto só no Face, mas mesmo assim não posto muito. Preciso organizar minha vida pessoal. Esse é o formato que mais gosto de escrever, pois coloco aquilo que gosto. E sinceramente quero voltar daqui há alguns meses. Obrigado pela preocupação.

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s