Novos Titãs: O Contrato de Judas

os-novos-titas-o-contrato-de-judas

É uma das melhores histórias de todos os tempos da equipe.

O Contrato de Judas foi escrito por Marv Wolfman com arte de George Pérez. A dupla também é responsável pela clássica Crise nas Infinitas Terras.

Na década de 80, Os Novos Titãs faziam um sucesso tão grande na DC, quanto os X-Men faziam na Marvel (ambos rivalizavam nas vendas).

Só pra constar foi nesse período que tivemos: Super-Homem: O Homem de Aço, Watchmen, Cavaleiro das Trevas, Saga da Fênix, Camelot 3000 entre várias outras edições marcantes.

Isso é sem parar pra comentar sobre músicas, filmes, desenhos e seriados. Não é atoa que este humilde comentarista gosta tanto daquela época, pois são muitas recordações inesquecíveis.

Voltando, a história The Judas Contract foi lançada em quatro edições e contendo mais um anual (1984).

A formação dos Titãs na época era Robin, Ciborgue, Estelar, Mutano, Ravena, Moça-Maravilha e tivemos a entrada de Jericó (Joseph Wilson).

No Tomo Um temos: “Os Olhos de Danna Markov”, e ficamos sabendo que a heroína Terra estava traindo a equipe. Danna ficava gravando com uma câmera escondida através de seus olhos todos os momentos de descontração da equipe (lembro que Batman fez algo quase similar com a Liga da Justiça ao trai-los).

Seja com Donna, Kori, Dick, Vic e Garth todos os seus sentimentos, identidade secreta, poderes, fraquezas, moradia, rotina diária e técnicas de combate estavam sendo entregues pro Exterminador (Slade Wilson).

Somente Ravena mantinha um pé atrás com a moça, pois sentia a imensa maldade emanada por Markov (infelizmente estava envolvida com seus  próprios problemas).

A situação ficou pior ainda com o Mutano, pois o rapaz estava apaixonadão por ela.

Na trama, a C.O.L.M.E.I.A estava a fim de acabar com a raça dos Titãs. E havia contratado o Devastador (Grant Wilson) que morreu na tentativa de derrota-los. Então, Slade assume o trabalho que era de seu filho com a intenção de vinga-lo (e utilizou Danna pra concluir seu plano).

De maneira eletrizante temos, no Tomo Dois: “Traição”, com Dick sendo atacado abruptamente pelo Exterminador. Mesmo com seu treinamento Grayson sai ferido e foge procurando pelo resto dos Titãs.

Somente pra descobrir que todos foram atacados Estelar, Donna, Vic, Ravena e Mutano.

Dick recebe ajuda de Darlene, ex-esposa de Wilson e de Jericó. Ela revela toda a verdade sobre Terra, mas mesmo diante das evidências fica difícil dele acreditar.

No Tomo Três, temos “A Saga de um Mercenário”, contando origem de Slade de militar condecorado, inserção num projeto de super soldado, sua vida amorosa até enveredar pros crimes.

Jericó também é seu filho, mas apesar de não poder pronunciar nenhuma palavra. Se comunicando apenas com gestos, seu incrível poder consiste em manipular o corpo dos outros (através pelo contato com os olhos).

Diante das revelações e decidido a salvar Kori com quem mantinha um relacionamento na época. Dick muda de uniforme para sair da sombra de seu mentor e assume o codinome de Asa Noturna (ou Nithgwing, no original).

Na última parte temos Jericó e Asa Noturna sendo capturados por Terra e a conclusão da história que obviamente eu não vou contar pra não estragar a surpresa de quem quiser ler.

O que torna O Contrato de Judas uma das melhores histórias da equipe não é somente a traição de Danna, mas os momentos que levaram a tal ato.

É interessante notar que Wilson se acahava esperto ao tê-la como amante e partner nos trabalhos. Só que a Terra era uma psicopata tão louca que deixava Slade no chinelo.

Seus atos foram tão devastadores que ecoaram por um longo tempo nas histórias dos Novos Titãs.

A passagem da dupla Pérez e Wolfman pela equipe foi tão revolucionária e marcante por demonstrar que além de super-heróis tinham personalidade e havia uma união entre os integrantes (fazendo da relação deles uma família).

Devido a essa importância na formação dos Titãs oitentista foi reverberando por tantos anos que todas as versões animadas deles mantem o mesmo grupo essencial.

E de forma lógica Terra sempre é adaptada mostrando seu temperamento problemático.

Há algum tempo atrás houve um boate que lançariam a edição em DVD animado (se não me engano foi em 2008). Até Marv Wolfman estava envolvido no projeto, mas a Warner Homem Video engavetou o projeto.

Infelizmente seu medo era que não houvesse público suficiente pra comprar a animação. Perdemos algo que seria muito bom, porque a qualidade das animações da empresa são ótimas.

O fato inegável é que Novos Titãs: O Contrato de Judas marcou uma geração enorme de fãs e ficará gravada pra sempre em nossas lembranças.

Fico por aqui.

 

 

 

 

Deixe um comentário